No auge dos meus 27 aninhos ontem experimentei pela primeira vez o O.B., absorvente interno e posso contar aqui a minha experiência. Ontem teve um passeio para um sítio e resolvi me aventurar, depois de conversar com algumas amigas que já usaram e recomendaram.
Comprei o bendito no tamanho médio, e até então meu fluxo estava bem pouquinho. Chegando em casa fui tirar minhas dúvidas no Sr. Google e encontrei algumas informações legais, a maioria em sites direcionados para adolescentes e no próprio O.B. vem um manual que ensina a colocar e tira algumas dúvidas. Engraçado isso mas nunca senti a necessidade ou curiosidade de usar um até então. Algumas podem achar desnecessário esse post, mas muitas mulheres nunca usaram ou até usam errado o bendito O.B.
1 - Como colocar o O.B.?
Retirar a embalagem - Desenrolar a cordinha - Procure a melhor posição para abertura do canal vaginal- Com o dedo indicador introduzir delicadamente no canal, até que o mesmo não incomode - Caminhar um pouco e verificar se o mesmo não está mau colocado.
2- Dúvidas Frequentes:
Um absorvente interno pode ficar perdido dentro de mim? A abertura do útero é a única comunicação com a vagina e tem o tamanho de uma cabeça de palito de fósforo. O absorvente interno é colocado pela entrada da vagina e só por alí ele pode sair.
Como posso saber se o.b.® foi bem colocado? Se depois de colocar o.b.®, você sentir algum incômodo, significa que não foi colocado corretamente. Neste caso, empurre o.b.® suavemente com o dedo indicador até a zona mais profunda da vagina, onde praticamente não existem nervos sensitivos. Quando está bem encaixado é impossível que você sinta o absorvente.
Como retirar o.b.® ? Retirar o.b.® é muito fácil. Simplesmente puxe o cordão azul para fora da vagina. Você vai sentir uma pequena resistência, que é natural, já que o.b.® se expandiu com a absorção do fluxo menstrual.
Eu posso perder a virgindade se usar absorvente interno? A virgindade não representa um impedimento para o uso de absorventes internos. O hímen é uma pele elástica que fica na entrada da vagina, com uma abertura natural, por onde passa o fluxo menstrual. Existem diversos tipos de hímen, e a maioria das mulheres possui hímens com abertura por onde se pode normalmente colocar e retirar o o.b.® mini, sem qualquer dano ao hímen. O importante é saber que uma menina só perde a virgindade quando tem uma relação sexual. Mesmo assim e para se sentir mais segura, antes de usar um absorvente interno consulte o seu ginecologista.
De quanto em quanto tempo devo trocar o.b.®? O intervalo ideal para você trocar o.b.® é de três a quatro horas, naqueles dias em que o fluxo é mais intenso, e de até oito horas nos dias de menor fluxo Se você sentir algum desconforto ao retirar o.b.® ,é porque o absorvente ainda não está totalmente saturado. Neste caso, troque-o menos vezes. Conhecendo melhor o seu corpo e as vantagens de usar o.b.® você vai descobrir o seu intervalo ideal de troca.
Dá para usar o.b.® e ir dormir? Não há o menor problema em dormir com o.b.® , desde que você respeite o tempo máximo de permanência do produto no seu corpo (8 horas). Para evitar um eventual vazamento, se o fluxo é muito intenso, troque o.b.® antes de se deitar e no dia seguinte, ao despertar. o.b.® tem um tamanho para cada necessidade, dependendo da intensidade do seu fluxo menstrual: mini, médio e super. Escolha o seu e passe noites mais seguras e tranquilas.
Será que o.b.® não interrompe o fluxo, prendendo a menstruação dentro de mim? o.b.® é feito de fibras que atraem o fluxo para o centro do absorvente. Você não pode ver todo o fluxo que o.b.® reteve, mas pode ter certeza de que ele foi totalmente absorvido.
Qual a posição da Johnson & Johnson frente aos rumores que circulam na Internet sobre a presença de asbesto e dioxina em absorventes internos?
Em relação ao texto-denúncia que circula pela Internet sobre absorventes internos, a Johnson & Johnson Indústria e Comércio Ltda esclarece que as informações contidas no texto não condizem com a verdade, pelos seguintes motivos: A Johnson & Johnson do Brasil assegura que os absorventes internos fabricados pela empresa (o.b.®) seguem padrões de qualidade internacional, tanto no Brasil como nos Estados Unidos e não utilizam cloro nem dioxina em sua composição, nem tampouco há adição de amianto(asbesto) em seus produtos. Reforçando ainda mais esta posição, ressaltamos a manifestação oficial sobre o assunto do Food & Drug Administration (FDA), órgão responsável pela avaliação e aprovação técnica de absorventes internos nos Estados Unidos, comprovando que esta denúncia não procede.
Com que freqüência deve-se trocar o.b.®? A freqüência depende do seu fluxo: quando ele é mais intenso, como nos primeiros dias, pode ser que você tenha de trocar o.b.® a cada três a seis horas; nos outros dias, um absorvente menor pode ser suficiente durante seis a oito horas. Para saber se seu o.b.® precisa ser trocado ou não, puxe suavemente o cordão: se ele se movimentar sob pouca força, é hora de trocá-lo. Do contrário, ainda é cedo. É importante não ficar com o mesmo absorvente por mais de oito horas.
Devo trocar o.b.® toda vez que for ao banheiro?
Não. Não é necessário retirar o.b.® toda vez que você for ao banheiro. A vagina, a uretra e o reto são órgãos independentes, sendo que cada um tem sua própria abertura. A freqüência da troca depende unicamente da intensidade do seu fluxo.
Minha Experiência
Eu utilizei o médio esse aqui: