21 novembro 2013

Para tudo tem a primeira vez

No auge dos meus 27 aninhos ontem experimentei pela primeira vez o O.B., absorvente interno e posso contar aqui a minha experiência. Ontem teve um passeio para um sítio e resolvi me aventurar, depois de conversar com algumas amigas que já usaram e recomendaram.

Comprei o bendito no tamanho médio, e até então meu fluxo estava bem pouquinho. Chegando em casa fui tirar minhas dúvidas no Sr. Google e encontrei algumas informações legais, a maioria em sites direcionados para adolescentes e no próprio O.B. vem um manual que ensina a colocar e tira algumas dúvidas. Engraçado isso mas nunca senti a necessidade ou curiosidade de usar um até então. Algumas podem achar desnecessário esse post, mas muitas mulheres nunca usaram ou até usam errado o bendito O.B.

1 - Como colocar o O.B.?
Retirar a embalagem - Desenrolar a cordinha - Procure a melhor posição para abertura do canal vaginal- Com o dedo indicador introduzir delicadamente no canal, até que o mesmo não incomode - Caminhar um pouco e verificar se o mesmo não está mau colocado.


2- Dúvidas Frequentes:

Um absorvente interno pode ficar perdido dentro de mim?
A abertura do útero é a única comunicação com a vagina e tem o tamanho de uma cabeça de palito de fósforo. O absorvente interno é colocado pela entrada da vagina e só por alí ele pode sair.

Como posso saber se o.b.® foi bem colocado?
Se depois de colocar o.b.®, você sentir algum incômodo, significa que não foi colocado corretamente. Neste caso, empurre o.b.® suavemente com o dedo indicador até a zona mais profunda da vagina, onde praticamente não existem nervos sensitivos. Quando está bem encaixado é impossível que você sinta o absorvente.

Como retirar o.b.® ?

Retirar o.b.® é muito fácil. Simplesmente puxe o cordão azul para fora da vagina. Você vai sentir uma pequena resistência, que é natural, já que o.b.® se expandiu com a absorção do fluxo menstrual.

Eu posso perder a virgindade se usar absorvente interno?
A virgindade não representa um impedimento para o uso de absorventes internos. O hímen é uma pele elástica que fica na entrada da vagina, com uma abertura natural, por onde passa o fluxo menstrual. Existem diversos tipos de hímen, e a maioria das mulheres possui hímens com abertura por onde se pode normalmente colocar e retirar o o.b.® mini, sem qualquer dano ao hímen. O importante é saber que uma menina só perde a virgindade quando tem uma relação sexual. Mesmo assim e para se sentir mais segura, antes de usar um absorvente interno consulte o seu ginecologista.

De quanto em quanto tempo devo trocar o.b.®?
O intervalo ideal para você trocar o.b.® é de três a quatro horas, naqueles dias em que o fluxo é mais intenso, e de até oito horas nos dias de menor fluxo Se você sentir algum desconforto ao retirar o.b.® ,é porque o absorvente ainda não está totalmente saturado. Neste caso, troque-o menos vezes. Conhecendo melhor o seu corpo e as vantagens de usar o.b.® você vai descobrir o seu intervalo ideal de troca.

Dá para usar o.b.® e ir dormir?
Não há o menor problema em dormir com o.b.® , desde que você respeite o tempo máximo de permanência do produto no seu corpo (8 horas). Para evitar um eventual vazamento, se o fluxo é muito intenso, troque o.b.® antes de se deitar e no dia seguinte, ao despertar. o.b.® tem um tamanho para cada necessidade, dependendo da intensidade do seu fluxo menstrual: mini, médio e super. Escolha o seu e passe noites mais seguras e tranquilas.

Será que o.b.® não interrompe o fluxo, prendendo a menstruação dentro de mim?
o.b.® é feito de fibras que atraem o fluxo para o centro do absorvente. Você não pode ver todo o fluxo que o.b.® reteve, mas pode ter certeza de que ele foi totalmente absorvido.

Qual a posição da Johnson & Johnson frente aos rumores que circulam na Internet sobre a presença de asbesto e dioxina em absorventes internos?
Em relação ao texto-denúncia que circula pela Internet sobre absorventes internos, a Johnson & Johnson Indústria e Comércio Ltda esclarece que as informações contidas no texto não condizem com a verdade, pelos seguintes motivos: A Johnson & Johnson do Brasil assegura que os absorventes internos fabricados pela empresa (o.b.®) seguem padrões de qualidade internacional, tanto no Brasil como nos Estados Unidos e não utilizam cloro nem dioxina em sua composição, nem tampouco há adição de amianto(asbesto) em seus produtos. Reforçando ainda mais esta posição, ressaltamos a manifestação oficial sobre o assunto do Food & Drug Administration (FDA), órgão responsável pela avaliação e aprovação técnica de absorventes internos nos Estados Unidos, comprovando que esta denúncia não procede.

Com que freqüência deve-se trocar o.b.®?
A freqüência depende do seu fluxo: quando ele é mais intenso, como nos primeiros dias, pode ser que você tenha de trocar o.b.® a cada três a seis horas; nos outros dias, um absorvente menor pode ser suficiente durante seis a oito horas. Para saber se seu o.b.® precisa ser trocado ou não, puxe suavemente o cordão: se ele se movimentar sob pouca força, é hora de trocá-lo. Do contrário, ainda é cedo. É importante não ficar com o mesmo absorvente por mais de oito horas.

Devo trocar o.b.® toda vez que for ao banheiro?
Não. Não é necessário retirar o.b.® toda vez que você for ao banheiro. A vagina, a uretra e o reto são órgãos independentes, sendo que cada um tem sua própria abertura. A freqüência da troca depende unicamente da intensidade do seu fluxo.


Minha Experiência

Eu utilizei o médio esse aqui:


 Meu fluxo continua intenso, de terça para quarta aumentou muito, excluindo o sonho de pouco fluxo do post anterior, então eu comprei o médio. Levei quase 10 minutos para conseguir colocar, porque sem carinho e uma boa conversa não rola né! kkk. Depois dei uma andada, e mas algumas ajeitadas, e realmente não machuca, mas esquecer que o bendito está lá, como dizem é difícil. Não confiando muito ainda coloquei um absorvente externo para ver se não vazava.

Depois de 2 horas e meia fui trocá-lo e estava com muito fluxo, e vazou para o absorvente, depois de 2 horas e meia a mesma coisa. Então para mim o médio não basta, e  não devo ter colocado direito. Não me senti segura e livre como falam. Então minhas considerações são:

- Experimente antes do dia que você realmente precise ir a piscina, praia ou qualquer ocasião;
- Se tem muito fluxo terá que trocar mais vezes;
- Dê preferência para os dias de menor fluxo.

E realmente só praticando que vou aprender melhor, conforme vamos usando vemos o que realmente funciona para o nosso corpo. Eu não me adaptei muito bem, me senti insegura, incomodada, parecia uma garrafa com uma rolha. kkk! Mas acho que muito disso é pela falta de costume mesmo.

E vocês qual a sua experiência com O. B.?

Mil bjus!



8 comentários :

  1. nunca usei me da um arrepio de ter que colocar kk bjs

    ResponderExcluir
  2. nunca consegui usar isso... me dá um nervoso... kkk

    ResponderExcluir
  3. kkkkk ai amiga,eu ja usei algumas vezes mais não gosto,falam que não incomoda mais na minha opinião incomoda sim kkk mais é a vida uns gostam outros não kkk
    Adorei o post super informativo *--*
    Beijos linda e obrigada pela felicitação pelo meu niver !

    ResponderExcluir
  4. Aii amiga eu já usei umas 3x, mais só uso mesmo pra ir pra piscina e praia. Porque usar no dia a dia não dá,encomoda muito!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  5. Lindona!
    Eu não uso cotidianamente qd mestruo, mas pra ir a praia, piscina, ou até mesmo um evento que necessite que use, por exemplo: mega festa e vestido que marca até a alma, aí não dá né! kkk
    Não sinto nada, dura bem, meu fluxo aumentou, ai uso o grande.
    e é super confortavel, só que não uso o canudinho que vem com o O.B. pra aplicar não, prefiro usar as mãos, afinal, quem melhor conheçe o seu corpo é vc mesma.
    Adorei o post.
    Bjins

    ResponderExcluir
  6. amiga já usei e gosto muito
    no inicio incomoda depois esqueço que to usando
    usei muito para malhar
    tudo tem sua primeira ves rs

    linda noite bjs

    Ser Mamãe Pela Segunda Vez
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, achei a postagem muito boa e esclarecedora, uso O.B para fluxo intenso, pois o meu é muito intenso, e geralmente fico com ele por duas horas e meia no máximo. Me sinto super confortável, é só saber colocá-lo direitinho. Parabéns pelo blog Luigia.

    ResponderExcluir
  8. Estou usando pela primeira vez hoje aos 36 anos.....incomoda um pouco talvez por ser a a primeira, mais vou continuar usando é mais prático...

    ResponderExcluir