08 janeiro 2013

Saúde: Menstruar NÃO é normal.

Ouvi essa frase ontem num programa diário de um médico conceituado e comecei a pensar sobre o que ele disse : MENSTRUAR NÃO É NORMAL.

Isso ficou como um eco na minha cabeça, á princípio choca ouvir isso mas preste atenção no que entendi de sua explicação, a natureza feminina não é feita para menstruar e sim engravidar. Nosso corpo foi feito para estarmos grávidas, depois amamentando e logo engravidar de novo. E não é que ele tem razão, por isso sofremos com cólicas, tpm, absorventes e tudo mais...kkkk.

Pergunta para sua avó se era comum a mulher ter miomas, cistos e ter dificuldades de engravidar, na época de sua juventude. Existiam esses casos sim, mas eram atípicos. Porém tem um contraponto, as mulheres tinham mais filhos, minha vó paterna por exemplo teve 12, minha avó materna 9, minha bisavó 24. OIIIIIIIIIIIIIII????????? kkkkk

O controle familiar acessível para mulher com o anticoncepcional foi um avanço, mas a partir daí menstruamos mais, o que não fomos projetadas para tal. Então te pergunto interromper ou não a menstruação, quando não se quer engravidar???!!!! Eu estou numa fase natureba, sem contraceptivos, pois quero engravidar. Durante seis anos tomei remédio, e ainda sinto na carne as consequências da minha escolha. Afff! É difícil ser mulher!!!

Encontrei essa entrevista com o conceituado Dr. Elisamar Coutinho para Revista Super Interessante, onde ele defende a interrupção da menstruação:

SUPER – Por que suspender a menstruação?

A menstruação é uma falência reprodutiva. O resultado é um aborto ovular mensal que espolia a mulher de nutrientes, anticorpos e provoca doenças. Durante o ciclo menstrual, quando a mulher está deitada, metade desse fluxo é drenado das trompas para dentro do abdômen, podendo causar infecções pélvicas e endometriose (inflamação do endométrio, camada de revestimento interna do útero). A atriz Marilyn Monroe foi uma das vítimas de endometriose e, por causa da doença, sentia dores terríveis no abdômen. Ela não tinha prazer no ato sexual e estava incapacitada para ser mãe.

A menstruação é um sintoma do estilo de vida contemporâneo?

As mulheres passaram a viver mais e a menstruar mais. Antigamente, elas tinham a primeira menstruação aos 17 anos, geravam cinco filhos em média, amamentavam cada um por dois anos e, aos 40, entravam na menopausa. Menstruavam então por cerca de oito anos. Hoje, as meninas menstruam aos 11 anos, têm um filho que mama por seis meses e entram na menopausa aos 45. Por isso, elas têm mais chance de desenvolver doenças decorrentes do ciclo menstrual. É o caso da endometriose e da anemia. A tensão pré-menstrual, a famosa TPM, inferniza a vida de 40% das mulheres no mundo e as torna pouco confiáveis numa posição de chefia quando estão naqueles dias.

Então, por que parte dos médicos e das mulheres resistem à idéia do fim da menstruação?

Porque a maioria desconhece essa possibilidade e as suas vantagens. A menstruação ainda está associada a feminilidade, fertilidade e juventude. Prevalece a crença de que, sendo um fenômeno natural e inevitável, a menstruação não pode ser interrompida sem riscos à saúde. Esse pensamento tem mais de 2.000 anos e está baseado nos ensinamentos de Hipócrates e Galeno – que defendiam a sangria como o mais poderoso remédio para quase todas as doenças e acreditavam que as mulheres sangram mensalmente para desintoxicar o organismo. Uma pesquisa publicada pela Organização Mundial de Saúde, em 1983, mostra que 80% das paquistanesas e indianas e 50% das iugoslavas, coreanas, escocesas e inglesas preferem não se livrar da menstruação.

Como mudar esse pensamento?

A rejeição deve diminuir assim que mais mulheres se beneficiarem com a suspensão da menstruação. Isso já acontece com milhares de brasileiras. Quando meu livro for lançado em outros países, a situação deve mudar nessas regiões, como ocorreu nos Estados Unidos.

Existe alguma contra-indicação para a suspensão do ciclo menstrual?

Não, porque a menstruação não é natural. A natureza faz a mulher ovular todos os meses para engravidar. Quando ela menstrua, não está cumprindo o objetivo da natureza, que é ter um filho atrás do outro.

Quais os tabus e preconceitos que envolvem a menstruação?

Desde os primórdios, a mulher era considerada impura durante o seu ciclo menstrual. Nesses dias, ela era mantida em ambiente separado, o que ainda acontece em algumas tribos amazônicas. Menstruar regularmente durante muitos anos era destino daquelas que não conseguiam ter filhos e por isso eram consideradas doentes, rejeitadas pelos maridos e condenadas à prostituição. Plínio, o Velho, o mais respeitado homem de ciências do Império Romano, considerava a descarga menstrual um fenômeno purificador para a mulher – porém perigoso para alguém que entrasse em contato com ela.

Como se suspende a menstruação?

Tomando continuamente anticoncepcionais. Assim, a mulher reduz o risco de ter endometriose, anemia e tensão pré-menstrual. Ela também não ovula, livrando-se de uma gravidez indesejada que pode culminar em um aborto ou na morte. Além disso, diminui suas chances de ter câncer de mama, de endométrio e de ovário.

Por que o senhor diz que não é saudável ser mãe?

Porque a gravidez consome o corpo da mãe e pode até levá-la à morte. A mulher pode ter seu corpo deformado, perder uns dois dentes por gravidez. Também pode haver perda de cálcio e iniciar um processo de osteoporose. Se o parto for normal, ela ainda sofrerá com as incontinências urinária e fecal, difíceis de corrigir. Apesar de danificar o organismo da mulher, dois filhos são o limite para ela conservar a saúde. Neste milênio, as mulheres não mais terão seus filhos na barriga, mas num útero artificial. Já está na hora de fazer filhos sem a necessidade de deformar ou expor a mulher ao sofrimento.


Por que o estudo da anticoncepção só começou na década de 1950?

Demorou tanto porque a sociedade ocidental vive dominada pelos interesses masculinos. Quem deu um basta nessa situação foram as viúvas americanas ricas, que custearam as pesquisas. Até então, as mulheres estavam sujeitas a serem esterilizadas após o terceiro filho, a fazer uso dos métodos naturais de anticoncepção, do aborto e até do infanticídio – que ainda é comum na China. Também estavam sujeitas à morte por infecção decorrente do parto. No começo do século passado, essa complicação era responsável por cerca de 50% de óbitos maternos.

O que impede a aceitação universal dos métodos contraceptivos?

O grande entrave é o nosso relógio biológico, programado pela natureza para a possibilidade de a vida desaparecer em um cataclisma. Por isso, cada homem foi feito como se fosse o último, com potencial para repovoar o planeta. A partir da puberdade, quando o programa reprodutor do homem é ativado pela testosterona, ele gasta o resto da vida correndo atrás das fêmeas para deixar nelas sua semente. Depois do encontro com uma parceira, ele a ignora e vai procurar outra. O objetivo da mulher é o bebê. Por isso, eu digo que o homem foi feito para procriar e a mulher, para amar. Só a racionalidade pode mudar esse estado natural.

Elsimar Coutinho – Professor de Saúde Materno-Infantil da Universidade Federal da Bahia, é casado, tem cinco filhos e sete netos.- Torce pelo Esporte Clube Bahia. – Gosta de velejar pela baía de Todos os Santos e andar a cavalo



OIIIIIIIIIIIII???? Não é normal engravidar!!!!!!!!!! Ter filhos por útero artificial????? 

Que mundo doido é esse.....parem que eu quero descer!!! kkkk

Essa foi a opinião dele, não a minha hein!!!! kkkk

Pensem e me respondam é natural menstruar sim ou não???

Mil bjus!




6 comentários :

  1. Então pra ele não é normal ser mulher né?! kkk
    Não é normal menstruar, não é saudável engravidar... eu hein?! kkk
    E agora que você falou do remédio durante 6 anos, tem um remédio natural, muito bom, que limpa o útero, ovários e CIA. E tira todo o restinho de AC... o nome é Saúde da Mulher, ele é ótimo!! Como tenho SOP tomei ele dois ciclos e parei, depois de dois meses veio o bebezinho... e é baratinho, mas é meio dificil achar em farmacia "/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda!
      Pois é ainda não consegui achar esse Saúde da Mulher. Eu tomei em garrafada de ervas vamos ver se dá resultado, kkk!
      Bjus :)

      Excluir
    2. Só achei em farmacia Delivery, queria tomar um pra limpar o utero por causa do aborto pra médica liberar mais cedo kkk

      Excluir
  2. Eu não gosto de menstruar. Tomava o AC continuamente e nunca tive problemas... Eu acho que mesntruar é normal, sim, mas ele é médico, né? rsrs

    Agora, quanto a engravidar não ser saudável... louco, né? Os argumentos dele fazem sentido, mas soam tão mal nos nossos ouvidos...

    Esse negócio de útero artificial me deu calafrios...

    Cada uma...

    Beijos.

    Mãe e Mel.

    ResponderExcluir
  3. minha linda amei sua visita
    olha menstruar é normal e natural
    passei 6 anos sem menstruar tomando injeção
    direto,consequência fiquei com poliscisto e nada
    de engravidar, tive que fazer tratamento
    e só engravidei quase 3 anos depois
    então amiga menstruar é normal e vale a pena
    o que não vale é agente tentar tirar o normal da
    nossa vida pois acabamos nos complicando
    com remédio.
    espero ter ajudado rs
    lindo dia bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  4. Oi Lu,

    Interrompi a minha menstruação logo depois que ganhei meu 1ºfilho e fiquei 3 anos sem menstruar, e então resolvi ter o 2ºfilho e parei com o medicamento.
    Logo após o nascimento dele voltei a interromper o meu cilclo novamente e isso já faz 3 anos.
    Não pretendo ter outro filho por enquanto e quero continuar com a interrupção da menstruação, não sei se é certo ou o melhor, a verdade é que me sinto bem assim, não sinto colicas e nem tenho TPM.

    Quanto ao fato dele dizer que não é normal mulher engravidar achei um absurdo, porém interessante pensar na possibilidade de engravidar sem tanto sofrimento.

    Gostei muito do post *-* Bjoss flor!

    ResponderExcluir