10 janeiro 2014

Tentantes: Excesso de peso dificulta a gravidez / Nasceu o Miguel

Olá meninas!
Hoje vim para relatar o que me ajudou a tomar essa decisão de emagrecer antes de engravidar. Sempre fui mas carnuda, vamos assim dizer. KKK! Mas no último ano com a ansiedade a mil, engordei mais de 10 kgs. Sofri uma perda, e eu entendo que isso me afetou muito. Mas o excesso de peso das tentantes pode atrapalhar e muito e para as gravidinhas é muito importante controlar o ganho de peso na gestação para evitar o diabetes gestacional, que já relatei aqui no blog.
Por isso resolvi me cuidar melhor e vou ser bem sincera essa primeira semana não tá fácil. Mas lendo essa matéria vi que tome uma decisão correta e é melhor sofrer um pouquinho agora mas no futuro ter uma gestação mais tranquila e uma margem maior para ganho de peso sem afetar a saúde do bebê.

Leiam com atenção:

É verdade que excesso de peso pode dificultar a gravidez?

Excesso de peso pode sim gerar dificuldades para uma mulher engravidar. Se for sua primeira gravidez, as chances de concepção a cada ciclo menstrual ficam reduzidas em 8 por cento no caso de sobrepeso e em 18 por cento no de obesidade. Se não for a primeira gestação, esses números sobem ainda mais: para 16 por cento no caso de sobrepeso e 34 por cento, no de obesidade.

Acreditava-se que a obesidade só afetava a fertilidade de uma mulher que tivesse ciclos menstruais irregulares, mas novos dados indicam que as mulheres com ciclos regulares também podem ser prejudicadas. O risco de infertilidade parece aumentar junto com o grau de obesidade, ou seja, quanto maior o peso, maior o problema.

Calma, antes de entrar em pânico, saiba que existe solução. Um programa sério de perda de peso e exercícios pode fazer com que a ovulação volte a acontecer caso tenha parado e aumenta suas chances de engravidar. Mesmo um pequeno emagrecimento ajuda.

Pesquisas com mulheres acima do peso ou obesas mostraram que uma redução de 10 a 20 por cento do peso já ajudava a regular o ciclo menstrual e elevava a probabilidade da ovulação.

Excesso de peso é um possível sintoma de uma condição conhecida como síndrome dos ovários policísticos, em que os ovários não produzem hormônios suficientes para estimular os óvulos a amadurecer e ser liberados.

Algumas mulheres com a síndrome também podem ter problemas relacionados à insulina, hormônio que ajuda o corpo a usar e armazenar açúcares e carboidratos dos alimentos. Esse desequilíbrio pode favorecer a liberação em excesso do hormônio masculino androgênio, o que por sua vez pode interferir na ovulação e dificultar a gravidez.

Outros sintomas de ovários policísticos incluem menstruação irregular ou que não vem, crescimento exagerado de pelos e acne. Converse com seu ginecologista se acha que pode ter isso.

As pesquisas indicam ainda que o sobrepeso pode atrapalhar tratamentos de fertilização in vitro (FIV), porque a capacidade de o embrião se implantar no útero ficaria comprometida, resultando em menores índices de concepção e maior ocorrência de abortos espontâneos.

As razões para isso são desconhecidas, porém a boa notícia é que a perda de alguns quilos antes de iniciar um tratamento de fertilidade pode aumentar drasticamente as chances de concepção e de ter uma gestação saudável.

E quantos quilos você deve perder? Em vez de só medir pelo peso, o melhor é analisar o seu índice de massa corporal (IMC), obtido através da uma proporção entre o peso e a altura.

Para calcular o IMC, você precisa pegar sua altura (por exemplo, 1,60 m) e multiplicá-la por ela mesma (1,60 x 1,60 = 2,56). Pegue então seu peso (por exemplo 60 kg) e divida por aquele resultado. No caso desse exemplo, a conta seria 60 dividido por 2,56, que dá um IMC de 23,4. Os médicos consideram um índice entre 19 e 25 o ideal para ter boas chances de engravidar.

Você também pode usar calculadoras de IMC disponíveis em vários sites e aplicativos.

BabyCenter


Tenho certeza que a maioria das tentantes já sabiam disso, mas vale a pena reforçar, quem sabe entra melhor nas nossas cacholas, kkk!

Se você ainda tem dificuldade de calcular seu IMC, acesse aqui. E aproveite o conteúdo do site que explica a importância do IMC para nossa saúde.

Mudando de assunto...

Peço oração pelo meu sobrinho Miguel, ele nasceu dia 08/01, e está na UTI, eu já tinha comentado que ele teve que nascer um pouco antes do tempo por causa do diabetes gestacional da minha cunhada, ela utilizou o corticoide, mas mesmo assim ele vai precisar de uns dias para se fortalecer. Os pais falaram que tiveram que prender as mãozinhas do Miguel pois ele estava tirando os aparelhos e que ele é o mais esperto e agitado. kkk.
Ele nasceu grande com 49 cm e 3,090 kg. E está progredindo muito bem, e essa breve luta será para darmos mais valor a grande vitória. E com certeza esse moleque vai ser muito mimado, ou melhor já estava sendo antes de nascer, kkkk. Na sala de espera os tios e tias lotaram o hospital, kkk. Família grande dá nisso né! 
No sábado ele fará novos exames e cremos que em breve ele virá para sua casa.

Mil bjus!

2 comentários :

  1. Pode sim amiga
    por isso optei por elimina-los
    pedi 10 kilos e logo em seguida
    estava gravidinha

    Nanda
    beijokas
    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  2. Menina já ouvi muita gente dizer que estar acima de peso, atrapalha sim, então bora tentar emagrecer para ter bebê.
    Deus irá cuidar do Miguel e logo ele estará em casa.

    Beijos

    ResponderExcluir