01 abril 2014

Tentante: Se preparando para o parto

Tem como uma tentante se preparar para o parto?!
Tem sim e a melhor maneira para se preparar é a informação. A informação te prepara para dor, para o medo, te prepara para parir.

Sempre devoro vídeos, blogs, relatos de parto e cada experiência é única. Incrível isso! Já li sobre cesáreas que correram tudo bem e outras que foram traumatizantes, já escutei (e como!) sobre histórias horrendas de parto que nos atemorizam e trazem arrepios. E outras que parecem contos infantis.

Há garantias de que você vai seguir seu plano de parto: Nãoooooooooooooo!Acho que por isso não penso em fazer um, ainda. Acho que temos que nos preparar para tudo e orar para que só aconteça as coisas boas. Comecei essa jornada sem entender como uma mulher do século XXI escolheria parir em casa. Hoje já me emociono, choro e acho a coisa "marlinda".

Ainda não decidi qual caminho vou trilhar nessa jornada, com plano de saúde básico e sendo limitada de recursos é difícil investir no mundo dos Partos Naturais Humanizados, porque tem toda uma preparação, aulas, cursos, palestras, doula, massagens e por aí vai. Já pensei em me contentar só com um parto normal no hospital mesmo, não marcando cesárea e sendo atendida pelo plantonista. Mas acho que só vou decidir aos 9 meses de gestação, kkk.

A informação já me deu liberdade de escolha, a não tentar evitar a dor e a encara-lá como um bom sinal, esse tempo como tentante tem sido um aprendizado, aprender sobre meu corpo, sobre o que eu quero, sobre meus sonhos. Antes meu sonho envolvia mais as coisas materiais, quartos, enxoval, chá de bebê, melhor maternidade cesarista. Hoje trocaria isso por uma gestação saudável, parir com 40 semanas ou na hora em que o bebê decidir, descobrir o sexo no momento do nascimento,  numa casa de parto ou em casa. Isso pra mim já é uma vitória. Vamos ver como será o desenrolar dessa história.

Ml bjus!




4 comentários :

  1. com certeza amiga a melhor coisa é a preparação é muito importante
    isso mesmo se prepara sim informação é tudo

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  2. Amiga, nao sei se vc vai entender o que vou escrever agora, mas..."quem me dera ter sido uma tentante"... Explico: Sei (imagino, sinceramente) as dores, físicas e emocionais que uma tentante passa... Mas, fico pensando que uma tentante, pelo menos a maioria, se prepara muitissimo melhor para a maternidade, em todos os sentidos... E vc, este seu post é prova disso... Está certíssima em se informar, porque o conhecimento nos traz segurança, em todos os sentidos... Isso aí... Que lindo caminho vc está percorrendo! Te admiro!

    beijosss,

    http://meupequenoreidavi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. oi amiga, vc sabe que sou tentante a 7 anos né, (não me chama de doida!!! kkk) amiga já estudo tudo sobre parto humanizado, já estou preparando minha familia... já sei as massagens no períneo, exercícios.. respiração... tudo tudo até o telefone da doula eu já tenho!!!! kkkk sei que é loucura...kkkk mas quando engravidar, já vou estar ciente do parto que quero, e não vou me preocupar com os detalhes... vou só curti!!!!! amei muito o texto!!!!! tudo de bom!!!! bjs linda!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Te achei aqui!
    Que blog mais lindo!
    Eu também pensava bastante nisso na época de tentante e agora mais ainda.
    Não tenho plano de parto oficial, mas tudo já está planejado aqui.
    Mas sobre a preparação não é bem assim. Conheço vários relatos de mulheres que decidiram por um parto natural depois de 30 semanas, e não se "prepararam" em nada fisicamente e mesmo assim pariram lindamente. Claro que a preparação pode ajudar, mas não é fundamental. Fundamental é você querer!
    Informe-se especialmente sobre as intervenções pelas quais o bebê passa na primeira hora de vida e as consequências disso para a criação do vínculo e desenvolvimento. Foi o que me levou à bater o martelo!
    Bjinhos

    ResponderExcluir