13 janeiro 2015

A saga da amamentação

Como pode a coisa mais gostosa ser a mais difícil da maternidade?! Pois é bem isso, senta que lá vem a história:

A primeira vez que veio pros meus braços, a enfermeira me perguntou tem colostro, respondi que não sabia. a gravidez inteira nunca vi uma gota de nada. Então ela deu dois apertões e tava lá um pouquinho de colostro, para nooooossa alegria. Lorena foi colocada no seio e sugou lindamente. A enfermeira falou para coloca-la de 3 em 3 horas para estimular a descida, e complementou com copinho uma única vez. E assim eu fiz, e ela mamava, e ficava satisfeita não precisou complementar mais. Acho que foram as melhores lembranças da amamentação, ela deitadinha do meu lado eu sentindo seu cheirinho e ela mamando. Daí vem a realidade, a gente vem pra casa e começam os percalços.

Quando cheguei em casa meus seios já estavam rachados e mesmo assim eu continuava amamentando, doía muito quando ela pegava e soltava da mama, comecei a usar a pomada Bepantol derma e a Milar e depois de quase uma semana sem sarar, comecei a usar o bico de silicone. Morria de medo dela recusar o seio por causa do bico, mas como era muito parecido com a chupeta de RN da Avent ela aceitou muito bem. Depois de uma semana os seios melhoraram, só que mesmo com bico ainda sentia muita dor, porque a pele tava sensível. E sigo usando até hoje, ela mama tanto com ou sem. Foi a minha salvação para não ter desistido pela dor.

Meus seios produzem exatamente o que ela necessita, graças a Deus só vazam ou latejam quando está perto dela pedir, nunca empedrou e nunca precisei ordenhar. Quando estava ferido ou quando está mais dolorido uso as conchas de amamentação, nossa aliviam muito porque o bico fica livre sem contato com sutiã, acredite até isso incomoda.

Ela mama exclusivamente leite materno em livre demanda, sou um peito ambulante, e isso não me incomoda. Adoro dar de mamar, é uma conexão indescritível, estamos ligadas por um tempo, e aquele momento é só meu e dela. No início as mamadas duram de 40 a 50 minutos com uns cochilos no meio, agora ela mama 20 minutos e fica satisfeita. Alterno os seios, e dependendo se ela mamou pouco da ultima vez começo pelo mesmo seio. Isso acontece porque o seio não é só alimento é consolo, então tem vezes que ela mama 5 minutos quando tá com sono, quando tá chateada, quando quer carinho e logo adormece no peito. Se quer amamentar vai passar por isso, na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê, kkkk.

Em casa, uso minha almofada de amamentar (item que trás muito conforto para suas costas doloridas), uso o bico, o seio fica livre sem ter que ficar tampando ou escondendo. Bom seria ter essa liberdade em qualquer lugar, só que não! Brasil, país em que top less no carnaval é liberado, um bico de seio de uma mãe em público chama muita atenção, vai entender?! Em público amamentei duas vezes, uma na igreja, fui pro pátio da igreja, porque não tenho prática para tapar o seio, ainda e como é uma congregação pequena não tem fraldário e no banco em pleno atendimento ao caixa, stress total ela chorou, sufoco, kkkk. Mas sobrevivemos e não me encabulo com isso, meu seio é dela e vou passar por isso inúmeras vezes, nem tudo são flores! Ainda bem que meu marido é um homem esclarecido, nunca mandou eu me cobrir, em casa com visitas ou na casa dos pais deles mas eu tento me preservar ao máximo com um paninho, toalhinha ou qualquer coisa a mão, depois que ela pega corretamente o seio.

Uma coisa que ninguém te conta e que você tem que esperar o bebê arrotar de 20 a 30 minutos, kkkk. Faz as contas 30 a 40 minutos de mamada, mais 20 a 30 minutos de arroto, mais 5 minutos pra troca fralda, ops! Deus soluço, mais uns 10 minutos de peito pro soluço passar, e por aí vai.... 1 h e 30 min a cada mamada, agora ela acorda 2 vezes na madrugada dá 3 horas acordada por noite. Tem bebês que acordam mais vezes a noite. Chupa essa manga! kkkk. Agora entendo porque muitas começam a amamentar mas param no meio do caminho.

Se eu não quisesse amamentar de verdade já teria desistido, é difícil encontrar apoio das outras pessoas, tem que ter paciência, tem que dormir menos, tem que estar disponível, já falei que tem que ter paciência né! E ainda fazer ouvidos de mercador, ouço inúmeras vezes as frases: Dá água, dá chá, será que seu leite é forte?, será que ela tá com fome?, acho que ela quer peito, ela quer mamar de novo?! Dá uma mamadeira a noite não faz mal! E por aí vai...

Durante a gravidez continuei comendo de tudo, mas desde que ela nasceu não como chocolate, nada remozo, refrigerante e graças a Deus ela não teve cólicas. Isso já me tira toda a vontade de comer essas coisas.

Não sou contra complemento, mamadeira nem nada disso se ela não pegar peso e precisar complementar vou fazer sem culpa nenhuma. Porque tenho consciência de que estou fazendo o possível para que ela mame LM em livre demanda o tempo que ela quiser. Então vamos as cenas dos próximos capítulos....



Mil bjus!



8 comentários :

  1. Que foto linda! É isso aí! Quer amamentar? Amamenta...sua filha agradece!

    Beijos, força e parabéns por não desistir!

    ResponderExcluir
  2. Da um medinho com as dores e os desconhecidos, mas da uma coragem ao ver sua coragem, só não me empolgo muito porque temos que voltar a trabalhar tão rápido e deixar o baby sem nossos cuidados que no inicio é de 24 horas, que já dói. Gostoso de ler seu relato. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que lindo... sempre quis amamentar não deu infelizmente mais ja e um fato superado bb lindo saudável com complemento rs tenho ate sobre la no blog a minha saga.. que bom que a sua esta dando certo Deus abençoe bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Luigia,amamentar é difícil mesmo,mas no segundo mês já melhora. O que me aliviou na segunda gravidez foi tomar sol no mamilo do peito durante a gravidez,como eu morava em apartamento alto e não tinha nenhum prédio na frente,então eu tomava sol na varanda. Isso é para o mamilo ficar com a pele menos sensível,outra coisa que a minha médica mandava era lavar o mamilo só com água desde a gravidez,porque o sabonete contem quimica e deixa o mamilo sensível também. Apesar de vc já ter o bebê acho que é válido também. Nada na vida e o que as pessoas falam é uma regra,por exemplo: A minha filha nasceu com 4,750 kg,no primeiro mês ela já pesava quase 6,500kg,ela só foi amamentada até o 2 mês,porque ela não parava de mamar e chorava o tempo todo,a pediatra mandou eu dar complemento,ela ficou mais calma,mas não aceitou mais o peito e foi um bebê e uma criança muito saudável. Já meu filho foi amamentado exclusivamente até os 6 meses,não aceitava chupeta e nem mamadeira,aos 6 meses comecei a dar suquinho e papinhas,mas ele pouco aceitava só queria peito e foi amamentado até os 2 anos e meio,no entanto ele desde do primeiro mês teve vários problemas de saúde e eu só vivia em clinicas com ele. Bebês não tem regras,cada um é único,cabe a você observar e se adequar e ver o que é melhor para ela. Bjsss.












    ResponderExcluir
  5. Realmente é a mais desafiadora parte, mas vale a pena, falo que agora a Stella com 4 meses gorda e esbanjando saúde eu me sinto poderosa viu.
    Eu ao contrario de vc tiro o peito em qualquer lugar e não tampo, já ganhei olhadas tortas e até um: vc não quer um lugar mais reservado? Não obrigada estou bem aqui.

    Tenho certeza que vc vai tirar tudo de letra, e eu tbm passei a entender quem desisti, o começo é mto complicado e há mta força de vontade, fé e amor envolvido em continuar.

    Bjoo

    http://omundinhodaday.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Aqui em casa passei um perrengue também amiga.. Meu peito não tinha bico e Bernardo não aprendia a sugar, foram 15 dias de muitas insistência, de muito choro meu e dele, até que meu leite secou e passei pra formula. Não me arrependo pois o importante é meu filho se alimentar,não importa se é leite materno ou não.

    Tem sorteio lá no blog,te espero lá.

    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  7. Olá irmã a paz do Senhor, meu blog é para evangelização me segue :) estou te seguindo também !!! graça e Paz ...

    www.aliiançadeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu, saudade de vc! Que linda esta foto, coisa mais sublime!
    Eu tb tive um pouco de dificuldade no inicio, até fiz um relato da amamentação lá no blog tb... Mas deu tudo tao certo, que sigo amamentando até hj e olha q meu pequeno já está com quase 1 ano e meio!!! Os pitacos agora são outros: "Ainda mama?!", "Nossa ele já está mto grande, ta na hora de desmamar".... Haja paciência!

    http://meupequenoreidavi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir