06 junho 2016

A difícil arte de educar

Bom dia meninas! Conforme os bebes vão crescendo a gente se pega numa verdadeira sinuca de bico, sobre como educar, transmitir valores e criar memorias saudáveis aos nossos pequenos, pra mim a parte mais difícil de ser mãe.
Quando planejamos o bebe e engravidamos o mundo te alerta pra se preparar para CRIAR um filho, e como cuidar dele, amamentar, vestir, trocar fralda, ver se é cólica, gases e etc. Ainda assim, muitas mães sentem uma enorme dificuldade, principalmente no primeiro mês de adaptação, confesso que levei aquele choque inicial em ver tamanha responsabilidade de cuidar de um ser totalmente dependente de mim. Com o tempo as coisas foram se ajeitando e tudo se tornou programável com a rotina e todas as tarefas ficaram automáticas, a gente faz sem nem perceber.
Olhando pra trás vejo que criar não é tão difícil assim, instintivamente mãe e bebe se adaptam e criam sua maneira. É variável de acordo com a rotina da família, não tem grandes mistérios. Lorena foi crescendo e demonstrando que ela é um pequeno ser cheio de personalidade, e que agora já manifesta as suas vontades, seus desejos, suas frustrações, seus sentimentos e eu tenho que ensina-la a controlar e demonstrar tudo isso na hora certa e no momento certo! Opa! Isso ninguém me falou, kkkk. Ela me desafia como mãe, EDUCAR é muito difícil. Com ela eu aprendi que as vezes nem eu me controlo direito, estou aprendendo a me dominar para ensina-la que desafiador!
Ela simplesmente me surpreende e tenho que ensinar nos momentos mais variados do dia, não tem rotina, tenho que estar atenta as situações e disponível o tempo todo, tudo é novidade, e ela se comporta de maneiras diferentes como prever? Não tem como. E no meio desse turbilhão as vezes até acho graça de coisas que ela faz mesmo não concordando, tenho que segurar o riso para não tirar minha autoridade, tenho que educar com amor, dizer não sem ser autoritária, repreender sem bater e reprimir, colocar limites sem que ela se atrofie como pessoa. Porque ela tem que se desenvolver, se auto desafiar, se descobrir. Como é gostoso e árduo isso tudo. Vejo muito de mim nela, traços do meu esposo e até dos meus pais sem ela nem ter conhecido eles. Como pode?! Esse serzinho me enchendo de amor e eu me apaixonando cada dia mais pela Lorena que ainda estou conhecendo.

Mil bjus!

7 comentários :

  1. Oi Luigia,muito obrigada pela mensagem carinhosa que você deixou no meu blog! Eu sempre falo que cuidar de bebês é mamão com mel,é a melhor fase, difícil mesmo são adolescentes kkkkkkkk,você vai ver,aí que a coisa pega!Bjsss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino Lícia é como vídeo game cada fase vai ficando mais difícil né. Kkk. Deus nos ajude! Mil bjus!

      Excluir
  2. Nossa que dificil mesmo. Por aqui meu filho tem 16 meses e estou passando por isso. Preciso me educar para educá-lo... Confesso que estou em conflito comigo e me pego chorando diversas vezes por achar que não conseguirei. Ai esse mundo de mães e filhos. Esse é um dos lados B que ninguém nos conta mas que aos poucos vamos dando conta.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos na mesma faze Lolo faz amanhã 18 meses e cada dia vamos nos descobrindo como mãe e conhecendo eles tb né. Aqui tb choro, kkkk. Mil bjus!

      Excluir
  3. Amiga educar é estremante difícil.
    Miguel chegou na fase das manhas,birras e etc...
    As vezes me pergunto se estou fazendo certo,mas na maioria das vezes me culpo,parece que sempre erro.
    Achei que o primeiro ano de vida fosse mais difícil rsrs mais vi que me enganei.
    Amiga acredita que vejo muito de mim no Miguel,é engraçado como eles puxam nosso jeito e personalidade né rsrs
    Adorei o post,fico feliz que voltou para o blog!
    Beijo!
    http://www.simplesedoce.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga tb sempre me culpo, mas temos q reconhecer e tentar melhorar por eles né. Mas vai dar tudo certo! Graças ao seu incentivo e a saudades voltei, kkk. Mil bjus!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir