23 março 2015

Refluxo

Meninas vim relatar sobre o refluxo da Lorena para vocês:

Até o primeiro mês de vida Lorena não golfava, ela mamava pouquinho.Depois disso começou a mamar mais e as golfadas aumentaram consideravelmente. Chegando no segundo mês era difícil ter uma mamada sem um jato de golfo logo após, as vezes vários. Trocava a roupinha dela zilhões de vezes por dia, fora as fraldas de pano. Estava a um ponto que eu me sentia embaraçada de que outras pessoas a pegassem no colo porque certamente se sujariam.

Em todas as consultas eu relatava o problema para pediatra e o discurso era sempre o mesmo, que ela tava ganhando peso, que os golfos não a incomodavam, que ela não ficava irritada. E eu aceitava bem isso fazia de tudo para diminuir os ocorridos, travesseiro mais alto até pra trocar fralda, 30 minutos em pé após as mamadas, nada de chacoalhar a menina, elevava o encosto do carrinho onde ela dormia. E mesmo assim os golfos aumentavam, o que eu já considerava vômitos. As vezes me banhava e lavava o chão.

Ela completou 3 meses e assim continuava tinha dias de bonança e dias de tempestade, enfim no dia 11/03 uma quarta-feira, no final da tarde Lorena mamou por volta das 16 hs coloquei para arrotar esperei os 30 minutos e a coloquei pra dormir no seu quartinho, como toda a tarde eu faço, com travesseiro alto, virada pro lado esquerdo e de tempos em tempos eu ia vê-la. Ás 18:30hs estava me arrumando para sair pro ensaio da igreja e eu estava aguardando ela acordar para arruma-la também. Meu marido deu uma saída e da sala eu escuto um gritinho dela, fui correndo pro quarto e quando chego ela estava sufocando com o golfo, uma cena horrível. Eu rapidamente a peguei coloquei de bruços com a cabeça baixa, bati em suas costinhas e saiu o leite, ela começou a chorar muito forte e a tossir, mas eu sentia que ela não estava respirando direito, peguei o aspirador nasal suguei umas duas vezes o nariz e não saiu nada. Mas ela continuava incomodada e com a respiração difícil, chamei minha vó, ela disse que realmente parecia que algo ainda estava no nariz, e então chamou minha tia avó, eu já chorando mais que a menina ela saiu do quarto rapidamente e deu dois chupões no nariz dela e saiu o leite que estava atrapalhando. Eu consegui acalenta-la no peito até que ela se tranquilizou. Depois disso chorei por mais algum tempo, aquele choro de desespero de ter pensado no que poderia acontecer. Não gosto nem de lembrar.

Depois disso conversei novamente com a pediatra demonstrando todo meu desespero e preocupação e ela deu o pedido da ultra para confirmarmos o refluxo e receitou dois remedinhos um para evitar os vômitos e outro para aliviar a queimação. Teremos uma próxima revisão no dia 06/04 para avaliarmos a adaptação dela. Nesse período os episódios diminuíram 70% ela ainda golfa, mas como uma criança normal tendo um ou outro mais forte. Eu li muito sobre essas medicações e os efeitos colaterais que podem causar acho que por isso adiei tanto essa atitude, mas depois de vê-la em risco e com indicação médica, porque não tentar? Digo que a qualidade de vida dela melhorou e muito, troco menos as roupinhas o que a deixava muito irritada e eu creio que até o ganho de peso dela vai melhorar porque agora não mama mais de 1 em 1 hora, os intervalos aumentaram e ela parece saciada.

Fica registrado a nossa experiência com refluxo e o alerta a todas mães nunca deixem os bebês sozinhos por muito tempo, e tenham muito cuidado principalmente se tem suspeita de refluxo. E nunca se baseiem nas experiências dos outros cada bebê tem reações e sintomas diferentes, e sempre desconfiem quando a situação já não pode ser considerada normal.

Orem por ela, eu creio que Deus também pode fazer o milagre de curá-la!

Mil bjus!

4 comentários :

  1. Nossa amiga q susto, misericórdia !!! Q Deus cure sua pequena!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Amiga que susto,imagino seu desespero .. Lendo seu relato me tremi todinha ... Ja coloquei sua princesa em minhas orações e tenho certeza que a vitòria é certa !
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  3. Luigia parece que me vi nesse seu post! Alice sempre golfou mto e todo mundo me dizendo que era normal, que bebê com refluxo não ganha peso e ela ganhava e blá blá blá e eu sempre sentindo que havia algo errado. Tb com 3 meses aconteceu um episódio bem parecido, não gosto nem de lembrar...
    Aí começamos o tratamento com esses dois remédios e graças a Deus foi maravilhoso!
    Ela fez tratamento com os remédios até os 6 meses e qdo começamos a retira-los ela já comia comidas sólidas, o que foi maravilhoso (inclusive a pediatra antecipou a introdução alimentar pra 5 meses pois qdo começam a comer o refluxo tende a acabar).
    O que eu te digo é... paciência e força, vai passar!
    Melhoras pra pequena!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Conheço muitos bebes que tem esse problema, não é fácil, mas graças a Deus tem cura.
    Logo logo sua princesa estará bem!!

    Beijos

    ResponderExcluir