19 outubro 2012

Saúde: Ácido Retinoico e Salicílico

Hoje vamos falar sobre os ácidos mais utilizados no creme anti-rugas e anti-acne. Eu como sofro com a acne, já sabia disso. Mas muitas tentantes e mamães não percebem o risco o creminho nosso de cada dia.
Esse artigo é do BabyCenter:

Google

Grávida pode usar cremes cosméticos na gravidez, como ácido retinoico ou antirrugas?


Os especialistas recomendam que mulheres grávidas não usem cosméticos à base de ácido retinoico, um tipo de vitamina A muito usado em cremes antirrugas e voltados a melhorar o aspecto da pele. Isso porque algumas pesquisas mostraram que altas doses dessa vitamina durante a gestação podem ser prejudiciais ao feto.

Caso você já venha usando um creme que contenha ácido retinoico, tenha calma. Não há dados ainda indicando que as doses tópicas da substância causem problemas, mas os médicos preferem evitar qualquer risco de má-formação, daí o alerta. Simplesmente pare de usar o que estava aplicando e comente o assunto com o médico na próxima consulta do pré-natal.

A mesma recomendação vale para os cremes feitos com ácido salicílico, da família das aspirinas e usados no tratamento contra espinhas. Estudos também indicaram que ingestão demasiada de ácido acetilsalicílico pode levar a anomalias no bebê e diversas complicações na gravidez.

Medicamentos à base de flutamida (às vezes receitados para problemas de pele ou queda de cabelo) também não podem ser usados na gravidez. Em muitos países, é até proibido que qualquer mulher tome flutamida, para evitar riscos numa eventual gestação. Portanto, se você for uma daquelas grávidas premiadas com espinhas no primeiro trimestre de gestação, converse primeiro com um dermatologista antes de sair comprando cremes para o rosto por contra própria, e não deixe de avisar que está grávida.

Ir com frequência ao dermatologista deixou de ser frescura, é poluição, sol, e stress. Tudo prejudica nossa cutis. E rugas, manchas e espinhas é a preocupação de 10 entre 10 mulheres. Mas confesso que não sou adepta do dermo (não me crucifiquem!) e uso vários creminhos sem indicação, com as tentativas dei uma parada básica. Só estou usando sabonete de aroeira e como meu protetor também tinha ácido, já encomendei um outro bloqueador solar oil-free fator 30. O verão está chegando e temos que nos proteger! Mas sempre consulte seu dermatologista, hein!!!!!

E você como cuida da pele?

Mil bjus!

Nenhum comentário :

Postar um comentário