10 outubro 2012

Saúde: O café na gravidez causa baixo peso do bebê

Hoje vamos postar sobre a saúde da gestante, e os malefícios do café em excesso. Eu amo café, sou dependente, pelo menos duas xícaras de manhã e duas á tarde. Vou ter que diminuir isso, né! Sem contar que existem outros alimentos que contém cafeína como refrigerantes de Cola, chá Mate, chocolate. Temos que ficar atentas as embalagens do que ingerimos. Olha o artigo que achei do site da revista Crescer:

Café na gravidez pode causar baixo peso no bebê


Google

Você sabe que, durante a gravidez, deve diminuir o consumo de café ou alimentos que tenham cafeína. Mas estudos recentes mostram que, mesmo o consumo moderado permitido pelos médicos pode ser prejudicial para a saúde do bebê. De acordo com pesquisadores britânicos da Universidade de Leicester e de Leeds, a dose diária recomendada de 300mg pode causar problemas de saúde na criança como baixo peso ou até mesmo o risco de aborto. Essa quantidade equivale, por dia, a três xícaras de chá e uma de café instantâneo, mais uma barra de chocolate e uma lata de bebida tipo Cola.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores acompanhadas 2645 grávidas entre a 8a e 12a semana de gestação. Elas recebiam em média 159mg de cafeína diariamente, número muito abaixo do recomendado. E o resultado mostrou que, comparados às gestantes que consumiam menos que 100mg de cafeína por dia, as chances da criança nascer abaixo do peso aumentava 20%. Quando a análise foram as mulheres que ingeriam até 199mg/dia, o risco subia para 50% - o que significava até 100g a menos no peso do bebê na hora do parto.

Outro dado importante mostrou que 4% dos bebês nasceram prematuramente, 0,3% não sobreviveram e 0,7% nasceram depois do tempo normal - o que alarmou os pesquisadores, afinal, eram grávidas em perfeitas condições de saúde. Segundo eles, não há como definir uma dosagem segura da substância para que fosse consumida durante a gravidez.

"O organismo leva cerca de quatro vezes mais tempo para metabolizar a cafeína do corpo de uma grávida. Além disso, acredita-se que ela atravesse facilmente a barreira placentária, podendo prejudicar o desenvolvimento do bebê", explica a nutricionista Rosangela Paulino. Segundo ela, o melhor seria evitar o consumo de cafeína durante a gestação ou pelo menos reduzí-la ao máximo.

Para o obstetra Ricardo Gonçalves Alanda, a redução no consumo de cafeína durante a gestação é importante, mas a grávida não precisa se desesperar. "Ingerir uma quantidade alta de cafeína é prejudicial. Mas a gestante não precisa deixar de comer chocolate quando estiver com vontade. O que deve estar em mente é a dosagem. A palavra-chave é moderação", afirma.


Aline Ridolfi

Alarmante né?! Vou tentar reduzir agora!

Mil bjus!

Um comentário :

  1. olha só quanta coisa estou aprendendo .... e se eu te falar que aprendi a ser chocolatra na gravidez rsrsrrs

    bju

    ResponderExcluir