30 setembro 2014

Trabalho de parto e suas fases

Meninas vamos falar de parir, o tabu nosso de cada dia! Porque falar de parto e tão complicado?!
Sei lá, tem mulher que já tá quase parindo e ainda não sabe o que é realmente o trabalho de parto, sua fases e nem nada relacionado ao assunto e prefere nem saber, tudo bem! Eu respeito! Mas vamos falar de parto hoje tá bom.

Achei esse resumo do Hospital Albert Einstein bem simples e fácil de entender:




Fases do trabalho de parto:

1. Período de dilatação do colo uterino
A dilatação corresponde à abertura do colo. No início deste estágio, as contrações ocorrem entre 5 e 15 minutos, mas na fase ativa elas ocorrem a cada 3 minutos. No final as contrações ocorrem a cada 2 minutos, ou às vezes a cada 1 minuto e meio. Esse estágio pode durar cerca de 8 horas e ser dividido em três fases: (a) quando o colo do útero está dilatado entre 0 e 3 cm; (b) quando o colo do útero está dilatado entre 4 e 7 cm (é nesta fase que se recomenda a internação hospitalar); e (c) quando o colo do útero está dilatado entre 8 e 10 cm.

2. Período expulsivo
Esse período ocorre entre a dilatação total do colo uterino (que é de 10 cm) e o nascimento do bebê. É o momento certo para iniciar as forças abdominais para empurrar o bebê para fora. Dura usualmente de 30 minutos a 1 hora. Assim como as técnicas de relaxamento e respiração, o esforço para o nascimento deve ser praticado em muitas posições diferentes: agachada, em pé, semi-sentada, deitada de lado, ajoelhada. Cada grávida descobrirá a posição mais adequada para ela. Ela também deve relaxar o períneo e manter sua pelve inclinada durante os puxos.

3. Desprendimento da placenta
Este estágio é o tempo entre o nascimento do bebê e a saída da placenta. Nesta fase, a placenta se separa do útero e sai pela vagina. Seu médico a examinará para ter certeza de que é saudável e está completa. Este estágio dura entre 10 e 30 minutos. Duração do trabalho de parto

Ele pode variar bastante para cada mulher. Aqui estão duas dicas importantes para a duração do trabalho de parto:
Para a mulher que está tendo o primeiro bebê, o trabalho de parto geralmente dura de 6 a 8 horas.
Para a mulher que já teve um filho, o processo dura menos que nas gestações anteriores, variando de 4 a 6 horas.

OBS: Não existe regra geral quando o assunto é parto, cada mulher é um organismo diferente, então essa é só uma base do que pode acontecer com você o melhor em dar um diagnóstico real é seu médico.

Aula básica concluída!

Mil bjus!

2 comentários :

  1. Que bacana, gostei da aulinha!!! Beijos e vocês...

    ResponderExcluir
  2. kkkkk que legal o video amiga... adorei... bom saber mesmo.... bjus e que seja como Deus quiser....

    ResponderExcluir