22 setembro 2012

Saúde: Ácido fólico natural

Olá!
Vamos falar um pouco sobre a saúde? Vou tentar toda semana trazer um post sobre a saúde feminina, alguma sugestão? Estava pesquisando sobre assunto e achei um artigo bem legal no site Mundo Educação sobre a importância do ácido fólico. Muitas mulheres só tomam depois de confirmada a gravidez, mas nós tentantes temos que começar ainda antes de conceber. Leiam só:


Ácido fólico: Essencial na gravidez.

Google

O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, é muito popular entre grávidas. Mulheres que pensam em engravidar já devem se preocupar com os níveis deste ácido no organismo. Durante o primeiro mês de gestação, o ácido fólico já se revela importante, ele é essencial para evitar má formação do tubo neural do feto (espinha bífida). Por isso, é recomendável àquelas mulheres que pretendem engravidar, que façam uso de doses diárias (400 mcg) de ácido fólico antes da concepção.

A doença conhecida como “espinha bífida” se caracteriza pela exposição da medula espinhal, podendo esta então ser danificada levando a uma paralisia dos membros inferiores. A ingestão de ácido fólico previne também a anencefalia, que é a falha nodesenvolvimento do cérebro do bebê.
A ingestão de ácido fólico proporciona ainda outros benefícios para as grávidas: diminui os sintomas de enjoos e náuseas durante o primeiro trimestre de gravidez, diminui a incidência de partos prematuros, e ajuda a melhorar o leite materno. E as vantagens de ingerir tal ácido são também para adultos, a presença da vitamina B9 é essencial em processos metabólicos, síntese de ácidos nucleicos, formação do sangue e componentes celulares como: DNA, metionina, aminoácidos.

Além dos suplementos vendidos em farmácias, você pode ainda apelar para alimentos ricos em ácido fólico natural: fígado, espinafre, amendoim, chicória, melão, nozes, castanha, ervilha, cogumelos, entre outros. 


O ácido fólico sintético é produzido em laboratório através da reação da pteridina, ácido glutâmico e ácido p-aminobenzoico, esses são componentes moleculares do ácido fólico. A síntese dá origem a cristais amarelo-escuros correspondentes ao ácido fólico no estado puro.


Por Líria Alves De Souza

Eu tomei o ácido fólico por dois meses e dei uma paradinha, mas já vou voltar a tomar. Também me alimento bem e como de tudo graças a Deus, o que ajuda né!

Mil bjus!

2 comentários :

  1. Ligia na primeira gravidez o médico receitou assim que eu soube, já na segunda ele disse que eu deveria ter tomada 3 meses antes de engravidar. Sorte que gosto de todos os itens ai da foto ajuda né rs.
    bjus

    ResponderExcluir
  2. oie
    ácido fólico é super importante, tanto antes e depois da gestação. Eu tomei no inicio, e agora tomo vitamina que tmb contém ácido fólico.
    Mas das fontes naturais eu adoro brócolis, não vivo sem...rs
    bjos

    ResponderExcluir